Sobre o Happiness Works

O estudo Happiness Works realiza-se desde 2012 e tem como objetivo avaliar o nível de Felicidade Organizacional. No acumulado já participaram 60.000 profissionais de 440 organizações, em Portugal.

Os resultados do HW25 e o Top 25 das organizações mais felizes são publicados na revista FORBES (edição de junho). No final de maio será realizado um evento para entrega de prémios às organizações mais felizes e partilha dos principais resultados obtidos.

Às organizações que pretendam participar é enviado um link para acesso ao questionário. Com base nas respostas dos colaboradores são calculados o índice de felicidade organizacional, de felicidade dos colaboradores com a organização, de felicidade dos colaboradores com a função e posição relativa da organização no ranking nacional. Cada organização participante recebe, sem custo, o nível de felicidade organizacional e selo de Organização Feliz (caso o seja) a um custo reduzido. Aproveitamos também para esclarecer um ponto importante sobre o processo de avaliação do índice de felicidade organizacional que pode não ficar totalmente evidente na divulgação dos resultados. A metodologia que utilizamos baseia-se numa análise detalhada e abrangente, semelhante à abordagem de agências de rating em outros setores. Assim como essas entidades consideram múltiplos fatores nas suas classificações, o nosso índice leva em conta diversos elementos relacionados ao bem-estar e felicidade nas organizações. A pontuação absoluta obtida é, sem dúvida, um reflexo do bem-estar e felicidade dos colaboradores. No entanto, o cálculo final do ranking envolve ponderações específicas, que consideram a relevância relativa de diferentes dimensões, como o envolvimento das pessoas, a cultura organizacional, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Inclui:

Além da avaliação do nível de Felicidade Organizacional, é possível:

  • Segmentar a organização (departamentos, função. …);
  • Avaliar conceitos como Engagement, Propósito e Conciliação Família/Trabalho;
  • Identificar os momentos/experiências que contribuem para uma Feliz Jornada do Colaborador (Happy Employee Journey);
  • Realizar benchmarking com total Portugal, Sector de Actividade, Organizações mais felizes;

Para participar apenas é necessário formalizar o interesse por email, informar o número de colaboradores e quem será o responsável pelo projeto na organização ou clicar no separador “Certificação” e depois em”Certificação Happiness Works.”

Ficamos disponíveis para qualquer dúvida.

Fundadores Happiness Works

Guilhermina Vaz Monteiro

Co-Fundadora do estudo Happiness Works

Licenciada em Sociologia. Com mais de 20 anos de experiência em Executive Search, Outplacement e Career Management em multinacionais de consultoria, como Country Manager e Managing Partner.

Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Interim Management

Georg Dutschke

Co-Fundador do estudo Happiness Works

Ph.D. em Marketing e Gestão pela Universidade de Sevilha, sendo professor e investigador em universidades espanholas e portuguesas, com artigos académicos e livros publicados em Portugal e no estrangeiro.

Além disso, tem uma vasta experiência como gestor de negócios, tendo sido CEO, Diretor de Marketing, Vendas e Logística em projetos de gestão executiva ou interina, em organizações multinacionais e portuguesas.

Nos últimos anos, entre outros, tem-se dedicado a projetos próprios como o Happiness Works e o Digital Listening Lab.